Fale com o animador vocacional

Notícias

24
jan/23

57º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Falar com o coração”

Imagem
Imagem

O Vaticano divulgou no dia 24 de janeiro , a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado, este ano, em 21 de maio. A data de divulgação celebra a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e neste ano tem como tema Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15) 

O Papa Francisco recorda as mensagens anteriores e afirma que “foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora”. Permeado por citações e inspirações da Palavra de Deus, o texto recorda que “o apelo para se falar com o coração interpela radicalmente este nosso tempo, tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade.”

São Francisco de Sales é invocado como um exemplo de quem falava com o coração. Na carta, o Papa recorda o quarto centenário de sua morte, celebrado em 2023, e a carta apostólica recém lançada. O pontífice recorda que “para ele, a comunicação nunca deveria reduzir-se a um artifício, a uma estratégia de marketing – diríamos nós hoje –, mas era o reflexo do íntimo, a superfície visível dum núcleo de amor invisível aos olhos.”

Considerando o andamento do Sínodo sobre sinodalidade, Fransciso expressa seu desejo para a comunicação neste processo: “uma comunicação que coloque no centro a relação com Deus e com o próximo, especialmente o mais necessitado, e esteja mais preocupada em acender o fogo da fé do que em preservar as cinzas duma identidade autorreferencial. Uma comunicação, cujas bases sejam a humildade no escutar e o desassombro no falar e que nunca separe a verdade do amor.”

O contexto da desinformação e as situações conflituosas no planeta também são citadas pelo Papa, convidando os comunicadores à promoção da cultura da paz. “Precisamos de comunicadores prontos a dialogar, ocupados na promoção dum desarmamento integral e empenhados em desmantelar a psicose bélica que se aninha nos nossos corações.”

Confira a íntegra da mensagem do Papa

São Francisco de Sales – padroeiro dos jornalistas

“Um excelente intérprete de seu tempo, que de uma nova maneira tinha sede de Deus, e um extraordinário diretor de almas, capaz de ajudar as pessoas a buscar o Senhor em seus corações e encontrá-lo na caridade”. Foi assim que o Papa Francisco descreveu São Francisco de Sales em sua Carta Apostólica “Totum amoris est – tudo pertence ao amor”, escrita por ocasião do 4º centenário da morte do padroeiro dos jornalistas e dos comunicadores.

São Francisco de Sales nasceu em uma família de treze filhos, em 1567. Decidiu servir à Deus e, para isso, fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. Em 1599, nomeado bispo auxiliar de Genebra, dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos. Morreu em 1622, na cidade de Lion, na França. Mais tarde, Dom Bosco, um admirador de São Francisco de Sales deu o nome de Congregação Salesiana à obra que fundou para a educação dos jovens.

Oração

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Francisco de Sales, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor, amém. São Francisco de Sales, rogai por nós.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.