Notícias

17
mar/21

Abertura do Ano Família Amoris Laetitia – 19 de março

Imagem
Imagem

O Ano Família "Amoris Laetitia", tem início nesta sexta-feira, dia 19 de março, Dia de São José. Uma iniciativa do Papa Francisco que tem o objetivo de comemorar os cinco anos da exortação apostólica fruto de dois sínodos sobre a família.

O “Ano Família Amoris Laetitia” pretende chegar a todas as famílias do mundo através de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares. As ações são coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

“Estas reflexões serão colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das famílias, para acompanha-las em seu caminho. A partir de agora, convido a todos a somarem-se às iniciativas que serão impulsionadas durante o ano. Confiamos este caminho com as famílias de todo o mundo à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito”, disse o Papa Francisco.

Para este momento único, a Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparou uma programação especial.

Em entrevista para o Portal Vida e Família, mantido pela Comissão Vida e Família da CNBB, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, padre Alexandre Awi Melo, fala que o ano Família Amoris é oportunidade de “redescobrir a beleza desse documento, tomar o documento novamente em mãos, lê-lo, descobrir como aplicá-lo da melhor maneira possível nas nossas famílias, nas nossas comunidades, nas nossas dioceses”.

O padre brasileiro que atua na Cúria Romana ainda ressaltou que um dos pontos que precisam de atenção durante o Ano Família Amoris Laetitia é a redescoberta e um novo acento ao valor da preparação ao matrimônio. “Nesse sentido, todas as iniciativas que puderem ser feitas para preparar os jovens no noivado, no namoro inclusive, sem ainda na perspectiva do casamento, mas já começando a educar o tema da afetividade, da sexualidade, depois a importância de acompanhar bem para o casamento, ter muita consciência do que estão fazendo, inclusive há iniciativas muito positivas de um acompanhamento personalizado, como existe aí no Brasil”, sublinhou.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.