A Ordenação Episcopal do Frei Martin Banga Ayanyaki, OSA, foi celebrada dia 7 de julho, na Catedral de Buta - República Democrática do Congo, na África). O arcebispo de Kinsasa, Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, presidiu a celebração, que foi concelebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Mitja Leskovar, e pelo o Arcebispo de Kisangani, Dom Marcel Utembi, e outros seis bispos.
Dom Martin Banga era Vigário Regional do Vicariato Agostiniano San Possidio, no Congo, desde fevereiro de 2022. atuava no , no Congo e Dom Martin Banga Ayanyaki tem 51 anos de idade e foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Buta, dia 15 de abril, sendo o 4º na história da Diocese de Buta (Bas-Uele).
Na sua homilia, o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, falou ao novo bispo de Buta sobre sua missão de pastor, de conduzir as suas ovelhas. Disse que o Pastor deve ser alguém que une e não discrimina. Deve trabalhar para ouvir os seus sacerdotes, religiosos e religiosas, bem como os leigos, e colaborar com outras confissões religiosas e autoridades estatais.
(Foto cedida pelo P. Franz Klein)