Animação Vocacional: Como assim?

A Igreja, certa da dimensão relacional da vocação - iniciativa de Deus-resposta humana - pressupondo a graça do chamado divino, não se exime, todavia, da sua missão de animar as vocações, ou seja, de contribuir para o anúncio-testemunho do “Evangelho da vocação” e da implementação de uma cultura vocacional como “consciência derivada do assumir e viver a vocação cristã e específica.” (CNBB. Texto-base do IV Congresso Vocacional do Brasil. Brasília: Edições CNBB, 2019, p. 65)

Nas palavras de José Lisboa, “por animação vocacional se entende a ação de toda a Igreja, de toda a comunidade, para mediar o chamamento divino dirigido a cada uma das pessoas. De forma simples, ela seria o esforço que toda a comunidade cristã deve fazer para dar espaço a todos os dons do Espírito, ou, se quisermos, o estímulo que leva todos os batizados e crismados a tomarem consciência da sua própria e ativa responsabilidade na vida eclesial.” (OLIVEIRA, José L. M. Evangelho da Vocação. São Paulo: Loyola, 2003, p. 40)

Assim, nosso Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, sob o patrocínio do Beato Fr. Manuel Formigo Giráldez, OSA (Pioneiro dos Agostinianos do Escorial no Brasil e Mártir na Guerra Civil Espanhola), assume também essa tarefa de – em nossas comunidades religiosas, paróquias, centros educativos e demais espaços onde nos fazemos presentes – a partir do anúncio de Jesus Cristo e seu Reino, animar e promover as vocações, de maneira especial para a Vida Religiosa e Presbiteral.

Para este trabalho contamos com a Equipe de Animação Vocacional, constituída pelo  Promotor Vocacional, pelos Animadores Vocacionais Regionais e leigos peritos em várias especialidades no campo da formação pedagógica e psicológica. Não obstante, todos os nossos freis são também corresponsáveis pela promoção vocacional: “Recordem os Irmãos que todos são obrigados a fomentar a promoção de vocações para a consagração agostiniana, como um elemento específico da missão pastoral que a Ordem desempenha na Igreja. A oração assídua, o exemplo da própria vida, a catequese e o trabalho na vinha do Senhor são a melhor recomendação e convite de nossa Ordem para abraçar a vida agostiniana. Coloquem um grande esmero na promoção vocacional, especialmente os que se dedicam à pastoral ou à educação dos jovens”. (Const. OSA, 187)

Oração pelas Vocações

Senhor Jesus Cristo, humildemente nós Vos pedimos, chamai para o caminho da vida religiosa, muitos jovens, que dedicando sua vida para os irmãos, serão verdadeiramente testemunhos do Vosso Evangelho. Infundi no coração da nossa juventude o amor, a coragem e a força, para estar pronta a deixar tudo para encontrar tudo em Vós. Chamai mais irmãos e irmãs para continuar viva a vida religiosa na Ordem Agostiniana. Fortalecei com a vossa graça aqueles que já estão trabalhando na Vossa Igreja.

Dai-lhes amor, coragem e graça para que nunca se afastem de Vós e de Vossa Vocação.

Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho, levai esta oração ao vosso filho e não deixeis que ela seja em vão. Dai-nos aquela fé, aquele "Sim", aquele zelo, de continuarmos firmes na edificação da Igreja. Amém.

E aí? Seu coração está inquieto? Venha caminhar com a gente!

Cadastro