Acompanhamento Vocacional: Um Itinerário a Percorrer

“Na vivência de nossa fé ou diante das grandes dúvidas que nos chegam nos determinados momentos da vida, é fundamental a presença de alguém que nos acompanhe, que aponte direções, que nos questione, que nos anime ou mesmo que nos abra os olhos para ver a direção certa a seguir. O grande auxiliador, que nos leva a um encontro mais íntimo conosco mesmos, é o próprio Espírito Santo. Porém, Aquele que nos chama também nos oferece pessoas que são instrumentos de apoio para nosso discernimento.

O acompanhamento vocacional é um instrumento importante para aqueles que desejam começar a trilhar um caminho rumo à consagração de sua vida através da Vida Religiosa e/ou Presbiteral. Por meio dele, o vocacionado é auxiliado pelo Promotor Vocacional ou Animador Vocacional Regional, seja através do diálogo personalizado, seja pela indicação de leituras e textos que ajudem a fazer o discernimento. Momentos privilegiados desse acompanhamento são os encontros vocacionais, a serem organizados a cada ano, de acordo com o cronograma específico do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil.”

(VICARIATO AGOSTINIANO NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DO BRASIL. Plano de Formação. n. 99-100. Belo Horizonte: 2010, p.33)

Caro Jovem,

se você tem entre 15 e 30 anos, e deseja fazer esse itinerário com a gente, estamos à disposição para acompanhá-lo. Seguem abaixo os principais passos a serem dados:

1.

Faça um primeiro contato (telefone, e-mail, carta, visita pessoal) com uma de nossas comunidades religiosas, paróquias, centros educativos ou através do Cadastro Vocacional.

2.

Fornecendo seus dados para contato, você iniciará um processo de conversas com o Promotor Vocacional ou algum dos nossos Animadores Vocacionais Regionais, geralmente o mais próximo geograficamente.

3.

A partir dessas conversas, você obterá mais informações sobre Santo Agostinho, a espiritualidade e o carisma agostinianos, sobre a Ordem, nosso Vicariato e poderá esclarecer também suas dúvidas, sobretudo no que diz respeito à Vocação para a Vida Religiosa Consagrada Agostiniana;

4.

O Promotor Vocacional ou Animador Vocacional Regional que estiver lhe acompanhando irá propor uma correspondência regular (via mídias digitais) a partir das “Pegadas Vocacionais”, um conjunto de reflexões que visa contribuir para seu discernimento vocacional;

5.

Você poderá ser convidado também a visitar algumas de nossas casas, participar das Convivências Vocacionais (encontros aos finais de semana) e outras atividades, celebrações, como um momento oportuno para conhecer um pouco mais nosso estilo de vida;

6.

A partir desse acompanhamento personalizado e de acordo com o parecer do Promotor Vocacional e dos Animadores Vocacionais Regionais, você poderá ser convidado a participar dos Encontros Vocacionais, geralmente realizados em duas etapas – regional e nacional – conforme o calendário do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil. Durantes os encontros são possibilitadas diversas vivências que favorecem um discernimento vocacional mais aprofundado, a partir do encontro consigo mesmo, com os irmãos e com Deus;

7.

Na medida do possível, você receberá a visita do Promotor Vocacional em sua casa. O contato com a família e a sua comunidade de origem reveste-se de uma importância singular para o ajudarmos em seu processo de discernimento vocacional.

E aí? Seu coração está inquieto? Venha caminhar com a gente!

Cadastro

Agostiniano, por que não?

Viver é arriscar-se,
Definir o coração inquieto à procura do amor
Incansável coração porque no amor não há limites.

 

Amar é dar a vida
É ter olhos na alma
E ver de frente o sofrimento

 

Tanta dor! É tanto o pranto...

 

E faltam mãos para arrebentar correntes
Bocas que gritem liberdade
Pés descalços a caminho do futuro.

 

Definir o coração quando ainda jovem
É olhar nos olhos Dele e dizer Sim.

 

Porque o coração humano pede mais
E é por isso que não saciamos nossa sede
Na mediocridade de uma vida inútil e vazia.

 

Na verdade fomos feitos para Ele
E só Nele descansamos.

 

Agora porém é tempo de combate!

 

Escuta nos pobres o seu grito
Descobre no mais íntimo a voz que indica o caminho
E vem...
Arrisque tudo!

Frei Paulo Gabriel