banner com imagem representando os Agostinianos

Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL)

Formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana. Está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa Agostiniana, que a acompanha. Hoje, em nosso Vicariato, temos quatro núcleos da FAL:

- Núcleo Nossa Senhora da Consolação (Belo Horizonte - MG)
Religioso resposável: Frei Alexandre Escame Pereira

- Núcleo Santo Agostinho (Belo Horizonte - MG)
Religioso responsável: Frei Anderson Domingues de Lima

- Núcleo Nossa Senhora das Graças (Rio de Janeiro - RJ)
Religioso responsável: Frei Alexandre Escame Pereira                                                                              

- Núcleo Nossa Senhora da Consolação (Rio de Janeiro - RJ)
Religioso responsável: Frei Danilo Gomes de Almeida

Universidades e Institutos de Ensino Superior

Além das nossas casas, centros educativos e paróquias, marcamos presença em algumas universidades e institutos de ensino superior, por meio do corpo docente e do corpo discente.

ISTA
O Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte – MG, desde a sua criação, em 1987, por um grupo de Congregações, dentre as quais os Agostinianos, procura cumprir a missão de contribuir para a formação integral e permanente de religiosos, religiosas, leigos e leigas, por meio de um processo pedagógico criativo, atento e em sintonia com a realidade eclesial, em diálogo com a pastoral e o mundo contemporâneo, em vista de uma sociedade inclusiva e sustentável, à luz da fé cristã. Neste instituto nossos formandos realizam os estudos filosóficos.

Site: www.ista.edu.br

ITESP
No Instituto Teológico São Paulo (ITESP), fundado em 1971, na cidade de São Paulo – SP, os Professos Agostinianos realizam os estudos teológicos desde a década de 90. O Instituto surgiu por iniciativa de diversas congregações religiosas para darem uma formação teológica aos seus membros que estivesse em sintonia com o espírito renovador do Concílio.

Site: www.ittesp.com.br

UERJ
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, os religiosos Agostinianos se aperfeiçoam na área da Cultura e Ciência, através da Docência no Ensino Superior. Um dos religiosos é professor adjunto, efetivo e concursado, lotado na Faculdade de Formação de Professores.

Site: www.uerj.br

Mapa do Site