Imagem card Quem Somos

Quem Somos

Somos os freis da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil e temos como propósito frutificar o carisma agostiniano em terras brasileiras, através das nossas obras.

Santos
e Beatos

São José
19 de março

Imagem card Vida e Obra de Santo Agostinho

Vida e Obra de Santo Agostinho

Santo Agostinho (354-430), africano de nascimento e romano de cultura, é um patrimônio de santidade e cultura não só da Igreja, mas de toda a humanidade...

Toma e Lê Inspiração para meditar

“Quando esvaziares teu coração do amor terreno, começarás a enchê-lo do amor divino. (Tratado da carta de São João 2.8).”
- Santo Agostinho

Artigos

26fev Imagem destaque da evento Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma
Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma
07fev Imagem destaque da evento Cuidar da Casa Comum é cuidar de si
Cuidar da Casa Comum é cuidar de si
27jan Imagem destaque da evento Cristo é a nossa consciência histórica
Cristo é a nossa consciência histórica

Notícias

27fev
Freis são nomeados para comissões da Cúria Geral Agostiniana

A Cúria Geral Agostiniana, anunciou a nomeação de dois religiosos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil: o Frei Márcio Antonio Vidal de Negreiros, para membro da Comissão Internacional para as Vocações e Formação Inicial. E o Frei Jeferson Felipe Gomes da Silva Cruz, como colaborador do Instituto Agostiniano de Espiritualidade.

O Conselho Geral da Ordem de Santo Agostinho organiza, a cada seis anos, as comissões de trabalho com representantes de todo o mundo.

Fundações, Institutos, Comissões e Secretariados da Ordem: Fundação Agostinianos no Mundo, Instituto de Espiritualidade Agostiniana, Comissão de Apostolado e Evangelização, Comissão para a Economia, Comissão para a Justiça, a Paz e a Integridade da Criação, Comissão para o Instituto Patrístico e Estudos Agostinianos, Comissão para o Movimento Laical Agostiniano, Comissão para as Vocações e a Formação Inicial, Secretariado de Salvaguarda de Menores e Adultos Vulneráveis.

26fev
Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma forma da Igreja Católica no Brasil vivenciar a Quaresma. Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há 50 anos, a Campanha  proõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam os pobres: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF.

O tema de 2020 é Fraternidade e vida: dom e compromisso! Quatro palavras de profundo significado. Fraternidade: parentesco, solidariedade entre irmãos, harmonia entre humanos. Vida: tem conceito bem amplo, mas aqui interessa vida como existência. Dom: significa dádiva, presente. Compromisso: é responsabilidade. Assim a Campanha convida os cristãos para cuidar da vida! Vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica, política. 

Esse olhar atento precisa antes responder a indagações angustiantes: o que aconteceu conosco? Por que vemos e deixamos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição? Perdemos, de fato, o valor da fraternidade? 

A CF 2020 toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37). O sacerdote e o levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele. Mas o Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo e dinheiro, ficando com ele na hospedaria. Paga todas as despesas e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que gastasse para cuidar do homem ferido.

A postura do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Sentir compaixão é a chave para fazer a vontade de Deus, que ama toda a criação. Tempo de abertura ao mistério da dor e morte de Jesus. Sua entrega na cruz é o culminar do estilo que marcou sua vida. Somente contemplando o mundo com os olhos de Jesus, olhar samaritano, é possível acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação. O olhar do sacerdote e do levita são o da indiferença. Um olhar que gera ameaças a vida. 

Que todo ser humano tenha vida, e vida em abundância (João 10,10). A campanha é um convite ao olhar solidário. A missão do discípulo missionário de Jesus é revelar ao mundo o rosto da misericórdia e da justiça de Deus. Promover a justiça é um ato de fé. A caridade é o verdadeiro sentido da vida. A caridade social nos leva a amar o bem comum. A justiça jamais estará desvinculada da caridade.

A Quaresma é tempo para descobrir a ternura que revela o rosto materno do Deus apaixonado pelo ser humano. Estimula a amar, cuidar e a aceitar os outros. A Quaresma deve estimular a Igreja em saída, aquela que vai as periferias sem medo de sujar as sandálias. Servir! Ver! Sentir compaixão e cuidar da vida é o autêntico Programa Quaresmal. Informações: https://domtotal.com


ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!


24fev
Quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas, este ano dia 26 de fevereiro, marca o início do Tempo Quaresmal e a abertura da Campanha da Fraternidade da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O objetivo é conscientizar, à luz da palavra de Deus, sobre o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum. A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma.

Para vivenciar a Quaresma à luz da espiritualidade agostiniana, o Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil preparou para as redes sociais, o "Quaresma com Santo Agostinho", com pequenos textos para reflexão diária, extraídas do livro "Viver a Quaresma com Santo Agostinho: Deus Fala no Silêncio do Coração", do Frei Pasquale Cormio. Acompanhe as postagens no perfil @agostinianizar (Instagram e Facebook). 


Confira as celebrações nas paróquias:

- Paróquia Cristo Redentor
Av. Menelick de Carvalho, 180 - Flávio Marques Lisboa - Belo Horizonte/MG
Fone: (31) 3383-7477

26 de fevereiro - Imposição das Cinzas em todas as celebrações
6h - Matriz
9h - Capelas Santo Agostinho, Santa Cruz e Santa Mônica
15h - Matriz
19h30 - Matriz e Setor Santa Maria Eugênia
 

- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia
Rua Bernardo Guimarães, 2.700 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Fone: (31) 3337-3033 | 3292-8484

26 de fevereiro
15h e 19h - Missa de Cinzas

 

- Paróquia Santa Cruz
Praça Padre José Maria Sacramento, S/Nº - Centro - Chapada do Norte/MG
Fone: (33) 3739-1133

26 de fevereiro às 19h - Missa com distribuição das Cinzas

- Catedral Nossa Senhora da Assunção
Av. Gov. Jose Fragelli, 1410 - Vila Nova - São Félix do Araguaia (MT)
Fone: (66)3522-1558

26 de fevereiro às 20h - Missa de Cinzas na Catedral e nas comunidades Vila Santo Antônio e Chapadinha


- Paróquia Nossa Senhora das Graças
Rua Capitão Rubens, 55 - Marechal Hermes - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3390-6837 | 3390-6418 | 3340-5816


26 de fevereiro às 19h - Missa com distribuição das Cinzas


- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia
Rua Barão de Bom Retiro, 909 - Engenho Novo - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2581-9971

26 de fevereiro às 19h - Missa de Cinzas

 

- Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Professor Luiz Nardy, 809 - Vila Aparecida - Bragança Paulista (SP)
Fone: (11) 4033-2872

26 de fevereiro às 19h30 - Missa de Cinzas

Imagem card Vocações

Vocações

Assim como Santo Agostinho, encontre em Jesus o sentido da vida.

A nossa Província investe em uma formação de excelência para os candidatos à vida religiosa e ao sacerdócio. Essa promoção de novas vocações se dá pelo esforço e preocupação de muitos religiosos, em especial os mais jovens, que buscam ser testemunhas alegres que despertem e animem outros jovens a se juntarem a nós nessa aventura de fé e amor a Deus.

Imagem card Nossas Obras

Nossas Obras

Nos dedicamos as nossas obras com muita generosidade e determinação.

Além das "obras históricas" e de assistência social e promoção humana, nos dedicamos à formação de novos frades, assessorias de pastorais e movimentos populares e de grupos e pastorais ligadas à promoção dos direitos humanos, da justiça e paz.

Mapa do Site