Notícias

Projeto Ribeirão Cascalheira resgata a história da região do Araguaia

O Ministério Público do Estado do Mato Grosso e a Secretaria de Educação do Mato Grosso estão desenvolvendo um projeto para resgatar a história do município de Ribeirão Cascalheira, que fica na Prelazia de São Félix do Araguaia, onde o Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil mantém uma casa de missão, a Fraternidade Dom Pedro Casaldáliga. O objetivo do projeto é manter viva a história da região, que já foi conhecida como o Vale dos esquecidos.

O resgate das memórias do Araguaia passa pela história de vida de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de Sâo Felix do Araguaia. As causas que Dom Pedro defendeu em sua trajetória de 50 anos dedicados aos mais simples, sempre representaram muito para a região do Araguaia, para a resistência de um povo que viveu diversos conflitos fundiários e de violação dos direitos humanos.

Na Fraternidade Agostiniana Dom Pedro Casaldáliga os freis José Saraiva, Ivo Cardozo e Felix Valenzuela acompanham com carinho e reverência o dia a dia de dom Pedro que, com idade avançada inspira cuidados. No vídeo sobre o projeto, o frei José Saraiva mostra a casa de dom Pedro - lugar significativo, cheio de vida e memórias das causas e lutas, e que conta muito sobre suas histórias.

16 ago
Compartilhe:
Mapa do Site